terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia da In(ter)dependência Metareciclagem - Parte 3



Assim surge o projeto: METASOROCABA, que seria uma das ações que englobam o projeto Bairro mais Feliz, iniciativa da Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de realizar um programa de oficinas e formação de comunidade para um grupo de 200 jovens do bairro Nova Esperança para uma ampla formação num processo de inclusão digital e geração de renda, através da metodologia de MetaReciclagem.é uma das ações do “Bairro mais Feliz”.

O projeto MetaSorocaba permite que a comunidade se aproprie da sua unidade, transformando-a em um espelho cultural do local em que foi implementada, concedendo também aos cidadãos a liberdade de decidir, via conselho gestor, os rumos das atividades que são oferecidas aos freqüentadores.

Será um espaço comunitário, de uso gratuito e acesso irrestrito, para promover a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, cultura e arte, gerando a ampliação da cidadania através de grandes fios condutores como: democratização das comunicações, compartilhamento de conhecimento, valorização étnica, respeito à diversidade e desmistificação das tecnologias.

Terá o objetivo de propiciar que os cidadãos sejam incluídos digitalmente de modo que não apenas aprendam o mínimo de informática, mas possam participar da vida em sociedade, questionando e agindo frente os problemas socioeconômicos de nosso país, exercendo assim, seu direito de cidadão, contribuindo para a melhoria do ensino, aprendizagem, reciclagem e ações para o desenvolvimento humano no município de Sorocaba, por meio de uma política de inclusão digital cujo foco será a introdução das novas tecnologias e ferramentas como instrumentos de apoio ao processo educacional e de capacitação tecnológica da população socialmente desfavorecida, através de um movimento descentralizado, que tem como objetivo a autonomia tecnológica no hardware e software e a consciência ecológica, chamado MetaReciclagem.

Esse projeto é voltado para a tecnologia social, alicerçado nas possibilidades de replicação de conhecimentos e idéias. O processo envolve no desmanche das máquinas (computadores obsoletos), seleção de peças (hardware) em boas condições, pintura de gabinetes e monitores, desmistificação da tecnologia, recomposição dos equipamentos, despertando não só o conhecimento técnico, mas também a importância dos princípios colaborativos de grupo. Esse movimento que o projeto se dedica aplicar é baseado em Software Livre, permitindo rodar em máquinas menos potentes (lowtech), cumprindo com muito sucesso tarefas como escrever textos, planilhas, trocar e-mails, comunicação instantânea, acesso à internet, etc.

Trabalhar com MetaReciclagem é a arte de transformar, melhorar, transcender uma idéia, e no caso da inclusão digital, o lixo eletrônico, em ferramentas de apropriação tecnológica para transformação e desenvolvimento social. A MetaReciclagem vai além do trabalhar técnico, ela propõe humanizar as tecnologias como fonte de conhecimento e desenvolvimento para a formação de jovem-adolescentes, crianças e idosos.

Nenhum comentário: