terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia da In(ter)dependência Metareciclagem - Parte 1



Hoje, 07 de Setembro, feriado nacional, dia que comemoramos a Independência do nosso País; onde ecoou um grito de liberdade a nação brasileira; também ocorreu um evento marcante a um grupo de pessoas que lutam pela interdependência de uma rede.

Eclode um movimento que mostra a força das redes (tradicionais, biológicas ou digitais) demonstrando a importância da troca de conhecimento entre pessoas; denominado “DIA da In(ter)dependência”.
E participando deste movimento trarei a minha pequena contribuição falando sobre a In(ter)dependência do Metareciclagem em Sorocaba.

Aqui na cidade há 5 anos, já existia um grupo de pessoas desenvolvendo e fazendo Metareciclagem em Sorocaba, que era Nave.org, que trabalhavam com o conceito de inclusão digital a população sorocabana, que atualmente faz parte do coletivo Metareciclagem.

Metareciclagem não é curso de Hardware, manutenção de computadores. Mas sim uma nova perspectiva de visualizar os atuais conceitos da utilização da tecnologia em nossa vidas.

A Metareciclagem é uma rede distribuída que atua desde 2002 no desenvolvimento de ações de apropriação de tecnologia, de maneira descentralizada e aberta.
Agrega projetos independentes relacionados a arte, design, educação e tecnologia de coletivos e pessoas. Tem como bases a desconstrução de hardware, o uso de software livre e de licenças abertas, a ação em rede e a busca por transformação social.

E em Sorocaba, nasceu um projeto também, dos ideais acima que foi o MetaJIM, onde iríamos disseminar os conceitos do metareciclagem a população sorocabana, que aconteceu em 14/04/2007.

As oficinas acontecia aos sábados pela manhã, sempre com a participação da comunidade e do coletivo metareciclagem, onde conseguimos algumas doações e iniciava a idéia para prosperar o metareciclagem em sorocaba.


Nenhum comentário: