quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Ônibus Hacker na estrada pela primeira vez!

.

Vamos rodar pelas ruas do Rio com 36 hackers na viagem de inauguração. Essa é a realização de um sonho de 464 de nós que apostaram nessa ideia! Obrigado!

Mais do que um evento para exposição de ideias e projetos, o Festival CulturaDigital.Br é um momento de encontro de agentes da cultura digital brasileira com seus pares no mundo. De 02 a 04 de dezembro, o MAM Rio e o Odeon Petrobras serão ocupados por palestras, debates, encontros, atividades laboratórios, exibições e performances artísticas.

Aproveitaremos essa viagem também pra fazer um Encontro da Transparência Hacker! A programação do encontro vai ser emergente – a ideia é que a gente se encontre, comemore a primeira viagem do Busão Hacker e ocupe o espaço do Ônibus (e de mais algumas "tendas" anexas) com a programação que bolarmos durante os quatro dias do evento. Oficinas, hackday e a construção do próprio Busão estão no radar.

A entrada é livre. Se você estiver no Rio nesses dias, apareça por lá! Se você for um doador, venha buscar seu adesivo do Ônibus Hacker ou fazer sua camiseta.
 
Estamos planejando um Transparência HackDay Rio para o primeiro trimestre de 2012. Um encontro preparatório está sendo proposto para acontecer no Festival da Cultura Digital (http://culturadigital.org.br/).

O Transparência HackDay Rio é um desafio para times de desenvolvedores, programadores, designers, jornalistas, comunicadores, ativistas, pesquisadores e gente da rede; que tenham idéias ou conhecimento técnico para criar e desenvolver pequenos aplicativos baseados em tecnologias abertas e em informações governamentais e dados públicos – ou seja, conteúdo publicado pelos governos na internet, preferencialmente em formato bruto (“o que cair na rede é peixe”!), que possa ser remixado e ressignificado para nossa ação política.

A intenção é focar nos grandes eventos que estão na pauta do Estado do Rio de Janeiro: Olimpíadas e Copa do Mundo. Assim, processos relacionados, como as obras de preparação destes eventos e a implantação e desenvolvimento das Unidades de Polícia Pacificadora –UPP serão inspirações para desenvolvimento de aplicativos que cruzem dados públicos, gerando informação que sirva de base para articulação de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, tais como ONGs, associações diversas e pessoas interessadas.

Mas o foco delineado para este desafio não afasta o engajamento de lutas em curso pela democratização da incipiente democracia brasileira no Transparência HackDay Rio. Podem chegar junto quem se interessar em colaborar pela transparência de processos como (1) as eleições municipais 2012; (2) as diferentes Marchas que se fizeram e podem continuar: da Maconha, da Liberdade e das Vadias; (3) as PECs: da Educação, dos Bombeiros/Policiais; (4) a anti-homofobia; (5) a questão quilombola; entre outras tantas.

Traga sua luta para dialogar com desenvolvedores de tecnologia em um ambiente colaborativo, transparente e alegre! Serão dois dias com potencial para criar aplicativos de uso político, publicados sob licenças livres, com documentação e código abertos.

Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a idéia do Transparência HackDay Rio é gerar discussões em torno de (1) como gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, (2) como devemos cobrar que os dados públicos sejam disponibilizados, e (3) como podemos fomentar na rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.

Neste momento, precisamos, basicamente, de participantes e desenvolvedores de tecnologia! Contamos com a ajuda de vocês pra fazer isso acontecer! Participe!

Até breve!

Nenhum comentário: