Continuando a pesquisa sobre MetaEducação, resolvi "brincar" um pouco com está plataforma de educação a distância denominada MOODLE:
Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. Nas palavras do próprio Dougiamas, baseando-se na pedagogia sócio-construtivista:
(...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.
O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC. É desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reune programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Encontra-se disponível em diversos idiomas, inclusive em português.
Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.
Vale lembrar também que o Moodle possui uma leve semelhança com o mundialmente conhecido Orkut, com a diferença de ter seu direcionamento focado na educação e interação entre estudantes e professores.
Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida:
* Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal;
* Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;
* Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.
Os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades são:
* Materiais
* Avaliação do Curso
* Chat
* Diálogo
* Diário
* Fórum
* Glossário
* Lição
* Pesquisa de Opinião
* Questionário
* SCORM
* Tarefa
* Trabalho com Revisão
* Wiki
Tutorial MOODLE Passo a Passo Parte 1 from iGovSP on Vimeo.
Tutorial MOODLE Passo a Passo Parte 2 from iGovSP on Vimeo.
O Projeto MetaNave é uma continuação do projeto Vagão Digital, desenvolvido pelo coletivo Nave.Org em 2005 na cidade de Sorocaba. Tendo como objetivo promover a disseminação, fomento e apoio à formação, implantação e manutenção de programas de Inclusão Digital em Sorocaba e região; a fim de reduzir a desigualdade das comunidades locais, através de um espaço que privilegia a formação e a capacitação tecnológica aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
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