sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Iguais na diferença...





Filme acima, foi criado pela Propeg para a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), ambas da Presidência da República, com recurso de audiodescrição, ativado pela tecla SAP do televisor.

A idéia é promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, sensibilizando-a para o combate à discriminação e o filme é o primeiro do País acessível às pessoas com diferentes deficiências.

“A Propeg, a agência que assina o trabalho, embarcou no comercial três recursos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência visual e auditiva: audiodescrição, recurso em que a pessoa com deficiência visual, acionando a tecla SAP da TV, pode escutar a descrição das cenas; e narração em libras e legenda diferenciada inserida nas situações ilustradas no filme. O fio condutor criativo para o filme foi o funk “Condição”, do cantor e compositor Lulu Santos.

O filme aproveita os versos da letra de Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial mostra sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: “Eu não sou diferente de ninguém/Quase todo mundo faz assim./Eu me viro bem melhor/ Quando tá mais pra bom que pra ruim./Não quero causar impacto./Nem tampouco sensação./O que eu digo é muito exato/ É o que cabe na canção./Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição”. A locução, em off, encerra com a afirmação: “Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência.” E traz as assinaturas: “Secretaria Especial dos Direitos Humanos” e “Brasil. Um País de todos.”

...aos poucos se transforma o mundo, e também a cultura do ser humano.....

Nenhum comentário: