quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Erros comuns no linux ao inicializa

Lendo o rss do blog Tux Vermelho, achei interessante compartilhar, os erros mais comum ao instalar uma distribuição linux, pois já tive o prazer de ver várias vezes tais erros, mas não entendia muito o que era e como resolver, aí está:

* ERRO - Can't boot from CD

É um dos problemas ou erros mais frequentes que ocorrem aos novatos nas instalações de sistemas operativos: insere-se um CD na drive e o PC arranca sempre com o Windows. Algumas BIOS mais recentes incluiem um menu de inicialização onde se pode selecionar qual o dispositivo que queremos que arranque primeiro e normalmente acede-se a ele premindo a tecla Escape ou F12 assim que apareça algo no teclado. Em PCs mais antigos é necessário entrar na BIOS e alterar a ordem de inicialização no "boot menu", sendo que para acessar a BIOS é só apretar a tecla Del ou F2.

* ERRO - PCI: cannot allocate

Há muitos casos destes e acontecem quase sempre na inicialização. O erro tem sempre a mesma origem: a gestão de energia. O problema está com o ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) e com os respectivos drivers cujas especificações não estão totalmente implementadas. Para piorar, as instalações feitas a partir dos LiveCDs agravam o problema porque não testam corretamente esse hardware ou não tem os drivers corretos.
Como solução é ir à BIOS e desligar o ACPI. Outra solução é quando o PC arrancar e após passar a BIOS, clicar em Escape para entrar no menu do Grub e depois selecionar a opção que normalmente se usa para o inicialização. Desce-se para a linha onde começa com "kernel" e clica-se em E para editar essa mesma linha. No fim dela adiciona-se:

acpi=off noapic


Clica-se em Return e B para recomeçar o processo de arranque e em princípio o problema estará resolvido. Quando se instalar o Linux, ele já deverá escolher os drivers corretos para o ACPI.

* ERRO - Grub...

Se é apenas isto acima que aparece na inicialização do Grub, é porque o menu do Grub está corrompido. Arranca-se com um LiveCD e quando se estiver já no desktop, acessar o terminal, entrar como root e escrever o comando

Mas se o aparecer o erro anterior e continua-se depois com

find /boot/grub/stage1

e deverá aparecer o output com algo como o seguinte exemplo: (hd0.0). Digita-se agora os seguintes comandos (substitui-se o (hd0.0) pelo correto caso não seja este o output) para dizer ao grub qual a partição que está a ser utilizada para o inicialização, e posterior reinstalação do boot loader:

root (hd0.0)
setup (hd0)


* ERRO - Out of range
* ERRO - Fatal server error: no screens found


Estes erros acontecem quando a configuração do "screen mode" é incompatível com o monitor. Para resolver esta situação prime-se as teclas Ctrl + Alt +F1 e loga-se como root (sudo para o Ubuntu). Os utilizadores do Debian ou de distribuições derivadas do Debian deverão digitar o seguinte comando para reconfigurar o servidor do X:

dpkg-reconfigure xserver-xorg

Os usuários de outras distribuições terão que reconfigurar o arquivo à mão. Acessar o arquivo de configuração, faz-se um backup dele e depois edita-se o mesmo:

cd /etc/X11
cp xorg.conf xorg.conf.bak
vi xorg.conf

Vai-se até à "Section Monitor" e edita-se os "refresh rates" horizontais e verticais, caso se saiba quais são as configurações corretas para o monitor em questão. No caso de não se saber quais são, comenta-se ou apaga-se as resoluções mais altas. Aconselhável comentar ou apagar todas as que sejam maiores que 1024x768. Poderá-se depois aumentar as resoluções no xorg.conf quando o monitor estiver já a funcionar. Se mesmo assim o erro persistir, altera-se o "device driver" para "vesa", normalmente funciona sempre.


* ERRO - Kernel panic!

É o erro mais parecido com o famoso e vulgaríssimo BSOD do Windows, e pouco se poderá fazer para o resolver para além de se premir o botão "Power". Não, o pontapé não é uma solução! O kernel é o coração do sistema e este erro é normalmente causado por um mau funcionamento com determinado hardware (drivers incorretos, por exemplo). A melhor solução é um upgrade do kernel pois o problema com esse hardware poderá já estar ultrapassado com a nova versão do kernel. Mas entretanto é aconselhável usar uma outra versão anterior do kernel para que se possa fazer o upgrade do mesmo.


Outra solução é identificar o hardware conflituoso. Pode ter havido uma mudança de hardware recente ou ter sido instalado um novo driver, são situações que podem provocar o kernel panic. Pode-se sempre ir removendo hardware e ir verificando se o PC já arranca sem o tal erro.

* ERRO - Incorret username or password

Ah pois! É um dos erros muitos comuns com os usuários de Linux. É necessário inicializar o PC em "single-user" ou em modo recuperação (recover). Para tal acesse a tecla Escape após sair da BIOS na inicialização do PC, para que apareça o menu do boot do Grub. Se a opção do "single-user" ou modo de recuperação não existirem, escolhe-se a linha que começa por "kernel", aperta-se a tecla E para editar os parametros. No fim dessa linha adiciona-se o seguinte:

rw init=/bin/bash

Tecla Enter e depois a tecla B para que a inicialização do PC se faça. Agora o Linux em vez de inicializar-se para uma sessão normal, ela inicializará para um terminal Bash. Tal como se fosse em modo de recuperação, o que há a fazer agora é digitar o comando "passwd" seguido pelo nome do usuário de cuja password se quer alterar. Se não houver username, o comando "passwd" mudará a password do root. Agora basta um reboot do PC para usar a nova password.

Um comentário:

thiego disse...

rpz to tendo uma dificuldade para instalar o linux, vc que ja conhece,
quando vou instalar ele trava...
então eu desativo os seguintes, acpi = off , nolapic, noapic e nobluetooth....
blz ele instala, só que quando ele reinicia a maquina para iniciar o sistema ele trava pq como desativei os driver ele trava......abraço