Lendo os meus rss, recebi a notificação que no último dia 30/05, foi liberado na internet, a nova curta do mais recente projeto do Blender Institute: Big Buck Bunny, realizada a animação com a ferramenta Blender.
Big Buck Bunny from Blender Foundation on Vimeo.
O Blender é um software livre sob a licença GPL com ferramentas profissionais de modelagem 3D, animação e finalização. O Blender foi criado por Ton Roosendal, que até hoje é o principal desenvolvedor do software e fundador da Fundação Blender, dedicada à continuidade e aperfeiçoamento do Blender.
Principais características do software:
* Ferramentas integradas para modelagem, animação, rendering, pós-produção de vídeo e criação de jogos;
* Fácil distribuição, com instalador leve (cerca de 10Mb) distribuído pela internet;
* Arquitetura 3D de alta qualidade, permitindo fluxo de trabalho rápido, eficiente e confiável;
* Grande comunidade de usuários e desenvolvedores
Capacidades do Blender:
* Modelagem de objetos tridimensionais com técnicas poligonais e splines;
* Importa e exporta modelos compatíveis com outros programas (3DS, VRML, X, OBJ, LWO, etc);
* Texturização de modelos;
* Animação por keyframes, esqueletos (bones), não-linear;
* Refinamento de animação por curvas;
* Sincronismo da animação com som;
* Mistura não-destrutiva de clipes de animação;
* Iluminação com vários tipos de luzes;
* Luzes volumétricas;
* Render (finalização de imagens);
* Renderizador tipo scanline e raytrace (híbrido);
* Compatível com renderizadores externos (YafRay, Aqsis, Indigo, PovRay, etc);
* Finalização e composição de camadas;
* Edição de vídeo;
* Programação de interatividade (jogos e passeios virtuais 3D).
Indico o Estúdio Livre como leitura para saber mais sobre esta ferramenta.
O Projeto MetaNave é uma continuação do projeto Vagão Digital, desenvolvido pelo coletivo Nave.Org em 2005 na cidade de Sorocaba. Tendo como objetivo promover a disseminação, fomento e apoio à formação, implantação e manutenção de programas de Inclusão Digital em Sorocaba e região; a fim de reduzir a desigualdade das comunidades locais, através de um espaço que privilegia a formação e a capacitação tecnológica aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário