quarta-feira, 14 de maio de 2008

BrOffice - CDTC

Como faço para utilizar o word, excel bo linux, pois não sei onde estão instalados?

No linux não temos o word, excel; acalme-se já lhe explico.........
O word, excel, nada mais são que softwares que fazem parte de uma suíte de escritório, sendo comercializados pela Microsoft. Já como não possuo dinheiro para pagar, então utilizo uma suíte gratuita.

A mais conhecida aqui no brasil é a BrOffice (OpenOffice.org brasileira), que é também uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X; além de possuir a compatíbilidade com a suíte Microsoft Office.

No Brasil, mesmo o nome "OpenOffice.org" gerou uma disputa judicial com outra empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", e por isso em 25 de Janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado de BrOffice.org e foi criada uma ONG, sendo seu primeiro Presidente, Cláudio Ferreira Filho. Já a partir da versão 2.1.0 foi adotado o novo nome "BrOffice" em detrimento do anterior "OpenOffice.org".

O OpenOffice(BrOffice) é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suite foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

O OpenOffice.org(BrOffice) é compatível com os formatos de arquivo do Microsoft Office. Por ser um software gratuito e de código aberto, já vem instalado nos computadores vendidos por grandes lojas hoje em dia.

O projeto e o software são referenciados geralmente como "OpenOffice" mas, devido a um disputa de marca registada, a Sun foi obrigada a mudar o nome do software, que passou a se chamar "OpenOffice.org".

A última versão do BrOffice é a 2.4 mas já podemos realizar testes na primeira distribuição beta da versão 3.0, liberada neste mês pela OpenOffice.org.

Nenhum comentário: