quarta-feira, 14 de maio de 2008

Android - CDTC

Após o sucesso de transformes, chega a hora do android; mas será mais um robô??????

O Android é uma plataforma aberta que vai oferecer Sistema operacional (que roda em um kernel Linux 2.6), possuindo uma interface com o usuário e aplicações dando total liberdade de desenvolvimento para os aparelhos portateis(ex. celulares) rodarem serviços de todo tipo, aproveitando assim o máximo do recursos de um dispositivo móvel.

Para desenvolver para Android você desenvolverá em Java em uma VM chamada Dalvik, que segundo o site da google é optimizada para trabalhar em conjunto ao kernel e gastar o mínimo de memória possível. O site tem uma série de videos sobre o poder do ambiente de desenvolvimento, e nos exemplos de possibilidades visuais vi muita coisa que parecia graficos do Iphone, que com certeza não é mera coincidencia.

Fato que o projeto Android é mais antigo que se imagina, Andy Rubin, anteriormente dono da Danger, que fez bastante sucesso com alguns dispositivos móveis, começou a desenvolver o Android e bem depois, o mesmo foi comprado pela Google. Atualmente, Andy Rubin é diretor da plataforma de dispositivos móveis da google e com ele vieram varias pessoas que trabalharam com ele.

O projeto Android foi feito em parceria com a Open Handset Alliance, que soma mais de 30 tecnologias e lideres em vendas de dispositivos móveis (incluindo motorola, Qualcomm, HTC…), que juntos prometem com o Android gerar um experiencia de interatividade entre o usuário e seu celular que jamais foi imaginada, além de uma padronização aberta, longe da grande zona de padrões de desenvolvimento proprietários que é hoje em dia.

Nenhum comentário: