quarta-feira, 9 de abril de 2008

Distribuições do Linux

Listo abaixo algumas das centena distribuições linux existentes, está faltando a minha preferida, que falarei a parte:

Red Hat
A empresa americana Red Hat, caracterizada com uma pessoa "sombra" com um chapéu vermelho, foi uma das pioneiras no tratamento sério do Linux. Desde o início ela é uma das principais distribuições mundiais, e tem influências em todos os lugares. Sua equipe não apenas ajuda na distribuição em si, mas também no próprio Linux (como é o caso do kernel-hacker Alan Cox). Várias e várias distribuições começaram se baseando nesta distribuição, o que a faz uma boa base para todos.

Criadora do RPM, o gerenciador de pacotes mais usado atualmente no Linux, a Red Hat atualmente têm uma distribuição mais voltada para o mercado de servidores. Mas isso não quer dizer que ela não seja boa também para uso doméstico. Você encontra nela uma facilidade de manuseio, pacotes atualizados e muita coisa que fazem muita gente fica apegada à esta distribuição.

http://www.redhat.com

Slackware
Podemos dizer que o Slackware é uma das mais famosas distribuições para Linux. O seu criador, Patrick Volkerding, lançou a primeira versão da distribuição em Abril de 1992, e desde então segue uma filosofia bem rígida: manter a distribuição o mais parecido com o UNIX possível. As prioridades da distribuição são: estabilidade e simplicidade, e é isso que a torna uma das mais populares distribuições disponíveis.

O Slackware tem uma fama de ser difícil de usar, mas isto não é verdade. Ele possui uma interface de instalação bem amigável, além de uma série de scripts que ajudam na instalação e desinstalação de pacotes. O problema é que muitos pensam que têm de se pegar as fontes dos programas, compilá-los, instalá-los para depois usar no Slackware, mas isso não é verdade! O sistema padrão de pacotes do Slackware é o .tgz (que ao contrário do que muitos pensam, não é igual ao .tar.gz, pois contém algumas informações adicionais sobre a instalação), e as atuais versões do Slackware também vêem com o gerenciador de pacotes RPM, podendo assim instalar os aplicativos já compilados em ambos os formatos.

O Slackware pode ser uma alternativa tanto para usuários iniciantes como os já experientes. As opções de instalação permitem que o usuário possa instalar em sua máquina uma distribuição que tem como características uma grande variedade de desktops (gerenciadores de janelas como o Gnome, KDE, Window Maker, Enlightenment, fvwm), ou como um poderoso servidor com todos os recursos necessários (utilitários de rede, servidores http, noticias, e-mail, ftp, etc). Os pacotes sempre estão em atualização, mantidos por uma versão especial da distribuição: o slackware-current. Isto desfaz o mito de que o Slackware não é uma distribuição "dinâmica". Todos aqueles aplicativos estão disponíveis, e são atualizados regularmente.

Então o único potencial que o Slackware ainda não tem é um gerenciamento de pacotes que permita uma checagem de dependências... Fora isso, ela atende todas as boas exigências facilmente! Você poderá obter mais informações e fazer o download desta distribuição através da página oficial que fica no seguinte endereço:

http://www.slackware.com

Debian
Talvez a filosofia do Debian seja o ponto que mais chama atenção nesta popular distribuição! No início, antes do Linux ser lançado oficialmente por Linus Torvalds, o projeto GNU já tinha várias ferramentas Unix-like disponíveis. O que faltava era um kernel, e então quando Linus Torvalds lançou o seu kernel Linux, resolveram então criar o GNU/Linux. Não, não é outro sistema diferente, é só um nome para chamarem as distribuições que usam o kernel Linux, e que têm ferramentas feitas pelo projeto GNU. Mas o que isso tudo tem haver com o Debian? O Debian GNU/Linux é uma distribuição que segue toda esta filosofia do projeto GNU, oficialmente contendo apenas pacotes com programas de código-fonte livre, feito por voluntários espalhados pelo mundo, e sem fins lucrativos alguns.

Apesar de atualmente o Debian ser usado com o kernel Linux, ele se intitula como um sistema operacional que pode usar não apenas o kernel do Linux em si, mas outros kernels como o Hurd (projeto de kernel livre feito fora do escopo do Linux). Isso o faz o "Sistema Operacional Universal", pois o principal objetivo deles é fazer um sistema que rode em todos os lugares e com vários kernels. E claro, isso tudo na filosofia GNU.

O Debian tem uma quantidade incrível de pacotes pré-compilados para vários tipos de arquitetura. Ele conta com mais de 3950 pacotes, que facilitam e muito a instalação e gerenciamento de programas no sistema. Além do mais, ele é o pai do apt, a ferramenta de atualização de pacotes automática, feita pela internet. Mas há quem diga que o Debian ainda tem muito o que melhorar: Uma instalação complicada e ideologismo demais são alguns pontos fracos que muita gente encontra nesta distribuição. Cabe à você ver se é a distribuição certa ou não.

http://www.debian.org

Conectiva
Uma empresa de serviços ISP, que trabalhava com Linux, resolveu desafiar a rotina e começou a criar uma distribuição baseada na Red Hat. Esta empresa brasileira criou (até onde eu saiba) a primeira distribuição brasileira, o Conectiva Red Hat Linux. A primeira versão se chamou Parolin, e não continha muita coisa além de traduções da distribuição Red Hat. Porém, seu desenvolvimento foi crescendo e resolveram partir para um rumo próprio, fazendo suas próprias alterações e ideologias na distribuição em uma rota diferente da empresa americana Red Hat. Então surgiu o que atualmente conhecemos de Conectiva Linux.

A partir do ano de 1999, o Linux começou a explodir de popularidade no Brasil. E o Conectiva Linux, que já estava na sua versão 3.0, ficou muito popular entre os usuários brasileiros, e foi isso que fez com que a empresa conseguisse investir mais ainda na distribuição. O Conectiva Linux atualmente é uma boa distribuição brasileira, que provou ser tão boa quanto as estrangeiras. Há quem aponte seus pontos fortes e fracos...

Apesar de ter tomado um rumo diferente ao da Red Hat, sua distribuição ainda se baseia nos conceitos básicos da americana, assim como muitas outras baseadas na Red Hat. Mas muita coisa boa foi feita para melhorar a distribuição, como a criação do apt (ferramenta de atualização de pacotes) para pacotes RPM, o GNU parted (particionador), traduções diversas para o português, entre outras coisas. O objetivo da distribuição é tornar fácil as coisas para os usuários novos, sem comprometer muito o andamento do sistema.

http://www.conectiva.com.br

SuSE
A SuSE (não, não é a amiga da Barbie!) é uma empresa alemã que é uma das maiores influências do Linux no mundo, junto com a Red Hat. No início, a SuSE baseava sua distribuição no Slackware, mas logo depois tomou rumo diferente, começando a implementar os pacotes com o RPM, e fazendo mudanças na forma de organização do sistema. Criaram também uma ferramenta de configuração do sistema chamada YaST, que facilita e muito mexer nas configurações da distribuição. Atualmente o SuSE é utilizado por muitas máquinas na Europa, incluindo instituições educacionais e no governo. Sem dúvida é uma distribuição notável, porém não muito usada no Brasil.

http://www.suse.de/br/

Mandrake
Esta empresa francesa resolveu apostar no Linux como um sistema fácil para todos! E esse é o objetivo principal da empresa, criar uma distribuição fácil para todos os tipos de pessoas usarem. Baseada na americana Red Hat, o Mandrake vêm com vários programas de configuração fáceis de ser utilizados e bem úteis. Durante o crescimento brusco do Linux mundialmente, o Mandrake adquiriu muitos fãs e uma popularidade incrível principalmente na América do Norte, através de sua interface fácil e dinamismo.

http://www.mandrake.com

Nenhum comentário: